Família monta supermercado em casa para vovó com alzheimer fazer compras
A pandemia do novo coronavírus transformou a rotina de todos por conta do isolamento social, uma das medidas de prevenção a doença. Para os mais idosos, que fazem parte do grupo de risco, é algo muito difícil.
Diariamente ouvimos exemplos de famílias que estão tendo dificuldades para convencer seus membros mais idosos de que eles não podem sair durante a quarentena. Agora, imaginem quando estamos falando de uma pessoa idosa e que também tem Alzheimer.
Algumas famílias estão utilizando estratégias para ajudar os mais idosos a se adaptarem a essa nova realidade. Pensando em vencer a barreira do isolamento, uma família australiana transformou a sala de estar de casa em um supermercado improvisado para que a vovó pudesse fazer compras e se divertisse um pouco, fugindo do tédio de estar confinada em casa após tantos dias.
A ideia partiu de Jason van Genderen. A mãe dele, que tem 87 anos, tem Alzheimer e Demência vascular. A idosa está pouco ou nada ciente do que está acontecendo no mundo com a pandemia de coronavírus e se queixa frequentemente do porquê não pode sair de casa e fazer compras ao lado do filho, como de costume.
“Estamos em isolamento há quatro semanas e a rotina de minha mãe foi interrompida. Fazê-la entender o que está acontecendo seria muito ruim para ela”, diz o australiano em um vídeo compartilhado no Facebook.
Para trazer um pouco de diversão para a mãe, Jason pediu ajuda à esposa e os filhos para montar um supermercado na sala de estar, onde ela poderia fazer aquilo que mais gosta: comprar.
“Uma das coisas que ela mais gosta é fazer compras. Não podemos levá-la ao supermercado, então pensamos em abrir uma loja em casa”, explica.
Ao colocar a ideia em prática, o australiano aproveitou para registrar o momento por meio de um vídeo. Nas imagens que viralizaram na internet, a idosa fica super animada ao poder “fazer compras” novamente.
E o melhor de tudo, seus netos eram os assistentes do supermercado, que garantiram que ela recebesse “os melhores” preços.
O post foi compartilhado quase 40 mil vezes e inspirou outras pessoas a fazer algo semelhante. Também na Austrália, uma família imitou Jason e montou um pequeno mercado para os idosos irem às compras também.
Fonte: DOL com informações de razõesparaacreditar.com

Comentários
Postar um comentário