EMATER FORTALECE AGRICULTURA FAMILIAR EM PRIMAVERA E RURÓPOLIS

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (13) publica o Termo de Cooperação Técnica entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e a Prefeitura de Primavera, no nordeste paraense, para assegurar a prestação de serviço especializado nas áreas de ciências agrárias e humanas a 380 agricultores familiares.
Com ações desenvolvidas e estruturadas no Plano Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater), a Emater visa avançar, cada vez mais, no atendimento ao público da agricultura familiar, contribuindo para o desenvolvimento rural e a redução das desigualdades regionais, por meio da parceria com as comunidades, organizações rurais, prefeituras municipais e outras entidades.

Em 2022, o escritório local da Emater em Primavera realizou 420 atendimentos a famílias que trabalham em horticultura, pesca artesanal, aquicultura, fruticultura e apicultura. Dentro do incentivo à cadeia apícola são atendidas, diretamente, 16 famílias que trabalham com a criação de abelhas, integrantes da Associação do Bacabal, produtora de mel. Com o apoio da empresa, os apicultores expõem e comercializam mel e derivados em eventos importantes, como o Apipará - considerado o maior evento de apicultura e meliponicultora da Amazônia.

Com 57 anos de atuação no setor agropecuário paraense, a Emater atua nos 144 municípios, o que possibilita o desenvolvimento de ações para diferentes públicos e o acesso, pelos agricultores, às várias políticas públicas disponíveis para o meio rural , valorizando a realidade local e as potencialidades regionais.

Produção e educação - Um exemplo é o município de Rurópolis, no oeste paraense, que celebrou 49 anos de fundação no domingo (12). A Emater de Rurópolis atende 300 agricultores familiares, que têm como atividades produtivas de destaque a bovinocultura, avicultura, suinocultura, mandiocultura e cultivo de cereais. Além de ações para o acesso a políticas públicas, como o crédito rural, a equipe do escritório local atua com a comunidade escolar, enfatizando a educação ambiental.

"A Emater-Pará estabelece parceria as com prefeituras, entendendo que os municípios também cumprem um papel no desenvolvimento da assistência técnica no meio rural, como no caso de Primavera e de Rurópolis. Além disso, os dois municípios receberam, recentemente, mobiliário e equipamentos novos, e ainda um reforço na cota de combustível para ampliar o atendimento, tendo como objetivo fortalecer ainda mais as cadeias produtivas da agricultura familiar", informou o engenheiro agrônomo Paulo Lobato, diretor Técnico da Emater.

Com informações AGÊNCIA PARÁ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS HOMENS EM FLAGRANTE POR TRÁFICO DE DROGAS EM MEDICILÂNDIA

Guia de emissoras de Rádio e TV no município de Rurópolis

IDOSO DE 84 ANOS MORRE APÓS INCÊNDIO DENTRO DE CASA EM ITAITUBA